nyxmkt

Túnel de Taguatinga começa a receber concretagem da laje intermediária

A penúltima laje superior do Túnel de Taguatinga está prevista para este sábado, a concretagem será na laje intermediária da sala técnica, que terá 1.700m² de extensão e 90cm centímetros de espessura. Para montar essa estrutura serão usados 800m³ de concreto – equivalentes a 100 caminhões do produto – e a mão de obra de trabalhadores. O prazo de secagem deste concreto é de 30 dias.

Após a concretagem do piso intermediário, inicia-se o concreto final no topo do túnel que será o concreto dos pisos superiores da sala técnica. O serviço inicia-se 15 dias após a concretização do troço central. Em mais 15 dias, será terminada a concretagem da laje superior da sala técnica.

A sala técnica do túnel está localizada no ponto de encontro subterrâneo entre a Avenida Central e a Avenida Comercial de Taguatinga. Terá 26,23 metros quadrados e área técnica de 1.705,69 metros quadrados, com geradores, painéis elétricos, medidores, exaustão e reservatórios de água. Todos os controles da estrutura subterrânea estarão localizados na sala técnica.

O local será equipado com tanque de incêndio, iluminação de emergência, três geradores, câmeras de circuito fechado, medidores de energia e sensores automáticos para monitorar tudo o que está acontecendo no equipamento e onde ocorre o incidente. Os túneis serão equipados com monitores para controlar as imagens das câmeras de segurança, além de outros painéis que indicarão, por exemplo, se alguma luz do espaço foi queimada.

Sair da versão mobile