Museu Nacional da República recebe Homenagem ao Centenário de Rubem Valentim

share

Rubem Valentim é um artista completo: desde a década de ele se dedica à pintura autodidata e participa dos movimentos de correntes modernas da arte baiana.

Ali, ele se encontrou com nomes como Mario Cravo Júnior, Carlos Bastos e Sante Scaldaferri. Nos anos começou uma pesquisa relacionada às questões litúrgicas das religiões de matrizes africanas. Sua pesquisa sobre símbolos e ferramentas dos orixás nas religiões de matrizes africanas vem contribuindo pra construção da arte contemporânea.

Sobretudo, buscava entender os símbolos e ferramentas utilizados pelos orixás. Essa pesquisa rendeu frutos ao longo dos anos e hoje é reconhecido internacionalmente por sua contribuição à arte contemporânea.

No próximo mês de novembro, Rubem Valentim completaria 100 anos. Para comemorar a data, sua exposição que já passou por São Paulo, agora chega a Brasília.

A mostra ““Ilê Funfun: Uma Homenagem ao Centenário de Rubem Valentim” poderá ser visitada de 10 de junho a 7 de agosto no mezanino do Museu Nacional da República. Nesta ocasião, serão exibidos trabalhos do artista, que abordam os temas da memória e da identidade nacional.

Curadoria de Daniel Rangel

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Quis ipsum suspendisse vel facilisis.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Categories

Trending posts

No posts found

Subscribe

Lorem ipsum dolor amet, consecte- tur adipiscing elit, sed tempor.